[Livro] Viva para Contar



Sinopse oficial:

Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós. 

Resenha:


Danielle Burton passou por uma situação muito traumática na infância, seu pai matou toda a família, mas deixou Danielle viva não sabendo o porquê, e fazendo essa criança levar um trauma pela a vida toda. Essa menina cresce e se torna enfermeira em uma clínica psiquiatra infantil, onde cuida de crianças que sofreram o mesmo que ela no passado.

No presente a detetive D.D.Warren investiga casos de assassinatos que envolvem a morte de famílias inteiras, que parecem estar interligadas.

Victória é uma mulher divorciada que vive a prol do filho de oito anos Evan, que possui hiperatividade, problemas de concentração e de personalidade, diagnosticado como psicótico.

As histórias dessas três mulheres se entrelaçam lentamente, porém não deixa de ser uma narrativa cativantemente tensa, porque o livro aborda o assunto de psicose e traumas infantis, tema forte e pouco explorado na literatura. Percebemos que a autora Lisa Gardner pesquisou ferrenhamente o assunto, trazendo detalhes que não são tratados com importância pela mídia.

O livro Viva Para Contar é uma história de suspense surpreendente, e somente por duas razões não entrou na minha lista de favoritos: o livro conta separadamente a história de cada mulher, um capítulo se trata de uma e no próximo se trata de outra, o que achei cansativo, pois você se perde um pouco na história; já a outra razão é minha opinião sobre as personagens, pois não fui com a cara de nenhuma, mas acho que só fui eu, porque vi muita gente falando bem delas.

As páginas do livro são amareladas o que facilita na hora da leitura, não cansando a vista ou dando dor de cabeça.

A narração é em primeira pessoa, sendo que três personagens colocam o seu ponto de vista da história a cada capítulo.

Algo que achei super legal, é que a autora não dá pinta de quem é o culpado, só revelando no final e você fica com a cara de " não acredito nisso, pensei que fosse...", entende? Ela joga a suspeita em cima de todos, e você fica realmente furioso por causa disso, pois não consegue adivinhar quem é. Um verdadeiro suspense, só tenho que dar meus parabéns. O livro é grosso, porém você irá ler bem rápido, porque a narrativa é leve e te prende com os mistérios, você vai até querer mais quando acabar.

Recomendo para pessoas que gostam de um bom suspense policial.


Curiosidades:

  • Gardner tem sido fortemente influenciada pelo grande sucesso de bilheteria e best-seller O Silêncio dos Inocentes de Thomas Harris.

  • Gardner iniciou esse livro depois de presenciar o filho de uma boa amiga tendo um comportamento violento, vendo que seus amigos estavam perdendo a batalha e também seu filho.

Momento Monstro:


[...]" Há partes de uma pessoa, tantas partes, que, quando alguém abre mão delas, nunca consegue recuperá-las " [...]




  •   Autor: Lisa Gardner
  •   Tradutor: Ivar  Panazzolo Júnior
  •   Editora: Novo Conceito
  •   Páginas: 479
  •   Capítulos: 45 capítulos 
  •   Série: Sim, 4° livro da série Detective D.D Warren
  •   Temas: Ficção, Policial
  •   Capa: lisa aveludada e com auto-relevo no título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário