[Livro] Frankenstein

Sinopse oficial:

A princípio, tratava-se de um pequeno conto sobre um jovem estudante suíço que ambicionava criar um ser ideal, injetando vida a um corpo morto. Mais tarde, transformado em romance, tornou-se um marco na literatura do gênero. Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein; or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva. O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental.

Resenha:
A história começa com as cartas de Robert Walton à irmã Margareth, contando a ela seus receios de que sofra um motim no meio do Pólo Norte, onde seus homens se encontram exaustos e com medo. Relata também que encontrou um homem a beira da morte, que se chama Victor Frankenstein, um ser abatido e triste, que desperta a curiosidade de todos no navio e a simpatia do capitão. 

Com o passar dos dias Victor percebe que seu amigo capitão tem ganancia em adquiri conhecimento e sabedoria, e ser reconhecido pelo mundo, portanto Frankenstein decide contar a sua história à Walton, que antes era um mistério. 

 Victor Frankenstein era um homem que desde pequeno teve sede por conhecimento e que se interessou pelas ciências naturais, lendo livros de grandes mestres alquimistas do passado como Cornélio Agripa, Paracelso e Albertus Magnus, porém o conhecimento desses mestres eram ultrapassados para o século XVIII, e Victor era motivo de chacota por seus professores da Universidade de Ingolstadt, na Alemanha. O estudante empenhado em saber os mistérios da criação, acaba descobrindo o que gerava vida, porém Victor não conta no livro e nem para o capitão o que era, deixando o leitor curioso. 

Frankenstein então conta a Walton o feito horrendo que realizou em dois anos de trabalho, construiu um homem com mais de dois metros de altura e com grande força, acreditando que seria a nova evolução da humanidade, porém quando sua criatura ganha vida, Victor percebe o que fez e sucumbe ao desespero, deixando a criatura solta no mundo, julgando-a por sua aparência monstruosa.

A criatura ressentida começa a perseguir Frankenstein e destruir tudo o que ele ama.

 A obra é um terror gótico que possui a psicologia do terror com características ressaltadas como: o medo, a loucura e a deformação física, além de encontrarmos a particularidade do romantismo e da filosofia.

O livro, do contrário de que muitos pensam não é tão voltado para o terror, sendo a  moral mais frequente, no qual dispõem temas como: relação de criatura e criador, que aborda tema religioso; o poder que o homem tinha sobre a natureza, abordado na Revolução Industrial; os laços de amizade ; o preconceito;  a injustiça.

O inicio do livro é um pouco cansativo, porém com o passar das páginas se torna empolgante e você lê rapidamente. A história é bem elaborada e  não encontrei erros gramaticais. Gostei bastante, porém achei o final fraco, não que não fosse bom, somente não gostei.  Devo ressaltar que Frankenstein é um livro com diversas interpretações, que até hoje cria duvida nos especialistas.

Recomendo a leitura para pessoas que gostem de clássicos, lições de moral e um bocado de filosofia.

Curiosidades:
  • Ao contrário da forma de como o monstro de Frankenstein foi conhecido pelo cinema sendo verde e com parafusos no pescoço, a criatura era amarela e não possuía parafusos. Além de que o segredo da vida talvez não sejam os raios, pois Victor Frankenstein se nega a falar no livro.

  • Frankenstein era o nome do criador - Victor Frankenstein - e não o da criatura, pois era relatado por Victor como "monstro", "demônio", "desgraçado" e etc...

  • Mary Shelley escreveu Frankenstein com apenas 19 anos.

  • O livro também é conhecido como Moderno Prometeu, sendo que esse personagem na mitologia grega roubou o segredo do fogo e distribuiu para a humanidade, sendo cruelmente punido por Zeus. O livro deixa claro que o segredo da vida é divino e que tamanho poder trará consequências.

Momento Monstro:
"[...] Maldito, maldito criador! Por que eu vivi? Porque não extingui eu, naquele instante, a centelha de vida que você tão desumanamente me concedeu? Não sei. O desespero ainda não se apoderara de mim. Meus sentimentos eram de raiva e vingança. Eu poderia com prazer ter destruído a casa e seus moradores e ter-me saciado com seus gritos e sua desgraça. [...]"
Página 146
Skoob
  • Autor: Mary Shelley
  • Tradutor: Miécio Araujo Jorge Honkins
  • Editora: L&PM
  • Páginas: 256
  • Capítulos: 24 capítulos 
  • Série: Não
  • Temas: Ficção, Romance, Gótico, Clássico
  • Capa: Lisa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário