[Filme] O Monge


Poster de «O Monge »
Sinopse oficial:
Uma criança é abandonada na escadaria do mosteiro dos Capuchinhos, no século XVII, na Espanha. Ela cresce seguindo os costumes dos monges e torna-se um dos mais importantes pregadores da fé. Ao mesmo tempo que seus discursos encantavam multidões, internamente, a fama e o "poder" de Ambrósio (Vincent Cassel) causavam uma relativa inveja entre seus pares. Seguro quanto as tentações e os poderes do Diabo, ele enfrenta a discordância para acolher Valério (Déborah François), vítima de um acidente, na instituição. Enquanto eventos misteriosos começam a acontecer no local, ele descobre que o jovem, que protege o rosto mutilado com uma máscara, tem o dom de aliviar a dor. Juntos, eles acabam formando uma sinistra parceria que mudará para sempre as suas vidas.


Resenha:
A história se passa na Idade Moderna, onde um bebê é abandonado na escadaria de um mosteiro na Espanha, em Dezembro de 1595 na noite de Santo Ambrósio. O menino foi adotado pelos monges e batizado em homenagem ao santo recebendo o mesmo nome, Ambrósio. 

A criança cresce e sob influência dos monges, Ambrósio (Vincent Cassel) desenvolveu uma forte inclinação pelo o estudo das sagradas escrituras e sua ambição era se tornar um monge, como seus irmãos, e aos 18 anos ele pronunciou seus votos. Com o passar do tempo, Ambrósio se tornou um modelo de rigor e virtude, sendo respeitado, porém temido pelos demais irmãos. Seu profundo fervor e pregação construíram sua reputação, sendo considerado pela população local um Santo.

Ambrósio começa a ter sonhos estranhos, no qual encontra uma mulher de véu, ajoelhada e rezando, porém não consegue ver seu rosto e nem toca-la. Seu pai adotivo afirma que ele vê a Virgem Maria, pois por mais que ela esteja perto de nós, é inacessível.

O diabo vendo que Ambrósio debocha de seu poder, decide testar o monge, aproveitando-se de sua fraqueza.

O Monge infelizmente foi uma decepção, pois a direção de Dominik Moll não foi uma das melhores, além de adivinharmos o que vai acontecer na história, — eu pelo menos adivinhei — entretanto, devemos ficar de olho no trabalho musical do compositor Alberto Iglesias, junto com os tons obscuros dPatrick Blossier na fotografia, pois é o que realmente apresenta certo incomodo e interesse no filme.
A nota que eu daria a esse filme seria um pouco abaixo da mediana, de 0 á 5, daria 2,8 de nota.

Se você espera que O Monge seja um filme suave, é melhor nem assistir. O filme aborda um assunto forte. Somos realmente capazes de dizer "não" ao diabo? Será que rigor com nossa fé pode implicar ao pecado também?  O filme tem uma grande lição de moral.

Recomendo esse filme para pessoas religiosas e que gostam de discutir a moral.



Curiosidades:

  • O monge é uma adaptação do conto homônimo, escrito por Matthew G. Lewis e publicado em 1796.

Momento Monstro:
" [...] —  Satanás só tem o poder que você lhe dá . [...]"  3: 38

Filmow      Filme Online
  • Título Original: Le Moine
  • Ano de produção: 2010
  • Tipo de filme: Longa-metragem
  • Duração: 1h 41min
  • Direção: Dominik Moll
  • Gênero: Suspense; Histórico


Nenhum comentário:

Postar um comentário