[Livro]O Livro Perdido Das Bruxas De Salem

Sinopse oficial:
Connie Goodwin queria que 1991 fosse um ano exclusivamente dedicado aos estudos para sua dissertação de mestrado em Harvard. No entanto, por insistência de sua mãe, acaba indo para o interior do condado de Essex cuidar da reforma da casa da avó. Assim que se estabelece no antigo casarão, começa um mergulho inevitável no passado daquele lugar e fica especialmente interessada pela figura de Deliverance Dane, uma mulher reconhecida em sua época por curar doentes, receitando remédios e poções.


É no condado de Essex que fica a famosa cidade Salem, palco dos históricos julgamentos de 1692, quando mais de 150 pessoas foram presas e acusadas de bruxaria e mais de vinte condenadas à forca. O episódio, considerado um dos mais infames da história dos Estados Unidos, ficou marcado como um triste exemplo de histeria coletiva, disseminada por uma comunidade em busca de vingança.

Resenha:Connie uma estudante de pós-graduação em história precisa fazer uma dissertação para que tenha uma vaga de doutorado em Harvad. Enquanto arrumava a casa abandonada de sua falecida avó, ela acha dentro de uma bíblia um bilhete e uma chave, que pareciam ser do século XVII que citava detalhes históricos da caça as bruxas de Salem e mencionando o nome de Deliverance Dane, uma mulher até então omitida dos livros de história. Connie então decide investigar sobre a vida dessa mulher desconhecida, que acaba descobrindo coisas nunca antes imaginadas pelos historiadores especialistas na época colonial Norte Americana.
A estudante então decide procurar um livro antigo que Deliverance e seus ancestrais escreviam encantamentos para curar as pessoas próximas e receber pagamentos como curandeira.

O livro é narrado em primeira pessoa por Connie Goodwin no presente e narrado também por pessoas que viveram a caça as bruxas de Salém no passado, no ano de 1692 . Apresenta capítulos,  mas é dividido em duas partes: " A chave e a Bíblia" e " Peneira e Tesoura"

O livro tem o publico alvo os adultos, pois suas narração e história são mais sérias e elaboradas, além de descrever com precisão a história das mulheres de Salem. 

Bem, é muito bom, mas o que me desagradou nele um pouco foi a enrolação da histórias, pois eu sentia que não estava indo, no entanto não deixa de ser um ótimo livro porque contém descrições detalhadas de quem eram as mulheres sendo levadas à forca injustamente, além do trama ser diferente daqueles que a gente encontra por aí, apesar de você adivinhar algumas coisas, outras nunca iam passar pela sua cabeça. 

A Katherine Howe criou um romance com suspense, história colonial americana e no final um pouco de sobrenatural, uma mistura infalível para um livro de sucesso.

Recomendo a leitura para quem gosta de histórias sobre bruxas e para quem é fã de história.


Curiosidades:

  • Bridget Bishop foi a primeira mulher a ser considerada culpada e condenada a morte, sendo enforcada em 10 de junho de 1692. Suas últimas palavras foras: " Eu não sou nenhuma bruxa. Eu sou inocente. Eu não entendo nada disso!"
  • Giles Corey alegou inocência, mas se recusou de participar do tribunal, então ele não podia ser julgado legalmente, porém os interrogadores o sujeitaram a tortura, colocando pedras pesadas em seu corpo, esmagando-o até a morte. Depois de morto, suas acusadoras Ann Putnam, Jr.Mercy Lewis e Abigail Williams afirmavam que o espectro de Giles as visitava e pedia para escrever o livro do diabo e que outro espirito apareceu para elas e afirmou que Corey o matou.
  • A igreja Puritana foi responsável pelos julgamentos.
  • A autora Katherine Howe é descendente de Elizabeth Proctor que escapou da execução por estar grávida e de Elizabeth Howe enforcada como bruxa em 1692.


Momento Monstro:

" [...] Os dias de julgamento sempre se prestavam a um bom espetáculo. Para um povo temente a Deus, refletia ele, seus vizinhos certamente tinham interesse nos pecados uns dos outros. Putas e canalhas, todos eles, pensava. [...]"

Página 77 ( versão pocket)

Skoob

  • Autor: Katherine Howe
  • Tradutor:Cristina Cupertino
  • Editora: Objetiva
  • Páginas: 357
  • Capítulos: 23 capitulos, 1 poslúdio e 1 Pós-escrito.
  • Série: Não
  • Temas: Ficção, Fantasia, História
  • Capa: envernizada e lisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário